Home / O que é papilomavírus humano (HPV)?

O que é papilomavírus humano (HPV)?

O que é papilomavírus humano (HPV)?

HPVO papilomavírus humano, conhecido também como HPV, é um vírus que se instala na pele ou em mucosas e afeta tanto homens quanto mulheres.
Atualmente, a infecção por HPV é a doença sexualmente transmissí- vel (DST) mais frequente, ou seja, é a principal infecção viral transmitida pelo sexo.
Na maioria dos casos, o HPV não apresenta sintomas e é eliminado pelo organismo espontaneamente. Entretanto, entre os mais de 100 tipos diferentes de HPV existentes, 30 a 40 podem afetar as áreas genitais de ambos os sexos, provocando diversas doen- ças, como as verrugas genitais, os cânceres de colo do útero, vagina, vulva, ânus e pênis.
Além disso, provocam tumores na parte interna da boca e na garganta (orofaringe), tanto benignos (como a papilomatose respiratória recorrente) quanto malignos, como os cânceres de orofaringe. O que é papilomavírus humano (HPV)? Quatro tipos de HPV são mais frequentes e causam a grande maioria das doenças relacionadas à infecção.
Os HPV tipos 16 e 18 causam a maioria dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo (cerca de 70%).
Eles são responsáveis também por até 90% dos casos de câncer de ânus, até 60% dos cânceres de vagina e até 50% dos casos de câncer vulvar. Já os tipos 6 e 11 causam aproximadamente 90% das verrugas genitais, um dos problemas de saúde mais comuns e com taxas crescentes em todo o planeta, e cerca de 10% das lesões de baixo grau do colo do útero.

“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.”